Notícias

IMBUIA – UMA ESPÉCIE DURÁVEL

13/02/2014
       A imbuia é uma espécie nativa que pertence á família Lauraceae. Também é conhecida como embuia , canela – imbuia , Imbuia, entre outras variações. Sua ocorrência natural é no sul do país , Santa Catarina , Paraná , rio grande do sul e até em São Paulo , em pouca escala. A maior concentração dessa árvore incide em vastas áreas no norte do estado de Santa Catarina, onde foi a espécie mais importante depois do pinheiro-do-paraná, caracterizando a paisagem e se tornando um dos símbolos do estado.

A curiosidade da imbuia é sua associação com a araucária, sendo raro seu cultivo onde há ausência de pinheiros. De acordo com pesquisadores. Ele é, possivelmente, a espécie arbórea com mais longevidade entre as florestas de araucária, podendo ultrapassar os 500 anos. Em Santa Catarina foi encontrada uma árvore com mais de 2,7 mil anos.

A casca é grossa, com espessura de até 35 mm (milímetros) e varia de acordo com a idade. Nas árvores novas, apresenta coloração acinzentada e fissuras leves. Já nas adultas, as fissuras são profundas, ocasionando mascas côncavas.

VANTAGENS

Pesquisas comprovaram que a imbuia não necessita de solos muito férteis para se desenvolver. Na verdade, ela ocorre naturalmente em solos de baixa fertilidade, com níveis de fertilidade química entre média e elevada e solos com altos teores de alumínio.

A madeira é considerada boa, moderadamente pesada, dura, com coloração de cerne variável e textura média. Sua resistência mecânica também é média, com retratabilidade volumétrica baixa e boa maleabilidade. A trabalhabilidade da madeira e uma de suas vantagens, sendo facilmente serrada e com boa aceitação para o manuseio de máquinas. Além de proporcionas acabamento de qualidade e receber bem pintura e verniz.

A durabilidade natural também é boa e apresenta resistência ao ataque de organismos xilófagos. No entanto, quando submetida a tratamentos sob pressão, a madeira de imbuia demostra ser impermeável a soluções preservantes.

APLICAÇÃO

A madeira da imbuia é bastante apreciada no mercado, sendo muito procurada para a fabricação de móveis de luxo. Pode ser aplicada também na produção de folhas faqueadas decorativas, peças torneadas, painéis compensados e divisórias. Artesãos e escultores procuram esse tipo de madeira graças à sua trabalhabilidade.

Na construção civil os usos são variáveis, como vigas, caibros, ripas, portas, janelas, molduras, lambris, estruturas, caixilhos, porros, entre outros. O carvão também poder ser um produto resultante dessa espécie.

Sem contar o uso da madeira, a imbuia apresenta várias formas de usos. Sua casca, por exemplo, pode ser utilizada para a extração de uma substância utilizada na fixação de perfume, considerada superior ao sândolo. A árvore como um todo também é bastante aplicada na composição de paisagismo.

MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO

A espécie desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico  e cultural das regiões nas quais tem ocorrência. Contudo, como a madeira da imbuia tem ótimas qualidades físicas e estéticas e é universalmente apreciado, o início de seu uso foi desenfreado. Por isso, desde 1995 está presente na lista vermelha de plantas ameaçadas de extinção no estado do Paraná, e também faz parte da lista brasileira de espécies vulneráveis em função do desmatamento.

Apesar de hoje escassa, nos momentos de abundância a madeira de reflorestamento tem alto valor comercial, principalmente para o setor moveleiro.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

·         ALTURA: ENTRE 10 E20 M (METROS)

·         TRONCO: GROSSO E CURTO ATE AS PRIMEIRAS INSEÇÕES DOS GALHOS

·         FOLHAS: NO FORMATO OVAL, ENTRE 6 E 10 CM (CENTIMETROS)

·         FLORES: PEQUENAS E AMARELAS

·         SEMENTE: LISAS COM ATÉ 20 MM

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

·         CONTRAÇÃO: RADIAL – 2,7% TANGENCIAL
  6,3% VOLUMÉTRICA – 9,8%

·         DENSIDADE: 650 Kg/ M³ (QUILOGRAMAS POR METRO CÚBICO)

·         TEXTURA: MÉDIA COM SUPERFÍCIES IRREGULARES



Fonte: Fonte: Revista Referência – Ano 15 – nº 142 – Agosto/2013
Newsletter

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba os informativos.

Todos os direitos reservados para Integração Madeiras LTDA.
Rua Engenheiro João Bley Filho, 96 - Pinheirinho - Curitiba - PR
x ^
LiveZilla Live Chat Software